
CIRCO CICLETA
Circocicleta é diálogo. Diálogo entre palhaçaria e bicicletas. Entre arte e mobilidade urbana. O teatro e a rua. Riso e vida saudável. Assim, para conectar esses diversos mundos, um grupo de palhaços montado sobre duas rodas percorre e desembarca em feiras, ruas e praças de Salvador, lançando uma chuva de gags, esquetes com inspiração circense, músicas e danças pra lá de excêntricas. O novo espetáculo do Viapalco pedalará com a cidadania, valorizando a bicicleta como uma forma mais saudável e menos poluente de locomoção. Fará isto de forma lúdica e irreverente, ao transformar as magrelas em um palco para a arte, capaz de revelar novas formas, olhares, ritmos e emoções. Vamos celebrar a vida, o circo e as bicicletas
​
HISTÓRICO
Em 2014, o Viapalco preocupou-se em construir um espetáculo com abordagem na temática “mobilidade urbana” atrelada à palhaçaria. Circocicleta foi então inscrito no Edital Arte em Toda Parte - Ano II da Fundação Gregório de Matos e agraciado com a seleção divulgada no final do mesmo ano.
CIRCOCICLETA se aprofunda dentro da linha de trabalho adotada pelo Viapalco, uma vez que, em sua trajetória, vem investindo muito na pesquisa e prática da arte do circo, em técnicas como acrobacias de solo, acrobacias em tecido, mágicas, malabarismos e, sobretudo, palhaçaria.
Assim, foi posto em prática o desejo de valorizar a bicicleta como meio de transporte e lazer, transformando-a também em um palco para a arte. Estreou em maio de 2015 na Feira de São Joaquim e até junho foi apresentado em outras feiras livres da cidade de Salvador e também no Farol da Barra.
SELEÇÕES E CONVITES:
2015 - 8º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (Fenatifs);
2015 - Feira da Cidade - Salvador/BA;
2015 - 11ª Mostra Sesc de Artes – Aldeia Pelourinho.
RELEASE
Cinco palhaços em suas bicicletas apresentam números e esquetes relacionados com bicicletas, trânsito e mobilidade urbana. O espetáculo traz a afetividade que todos têm com a bicicleta e o seu potencial poético, convidando o público para uma discussão, de maneira sutil e sem ser didático, sobre a mobilidade urbana e o meio ambiente.
O espetáculo inicia-se com um cortejo de palhaços sobre duas rodas. Bicicross, bicicleta dobrável, bicicleta cargueira, bicicleta roda gigante e tipo “caloi” realizam evoluções pelo entorno do local de apresentação, ampliando o impacto de recepção da plateia, tanto visual quanto sensorial. No espaço cênico, que pode ser palco ou rua, é lançado um bombardeio de gags, esquetes com inspiração circense, músicas e danças pra lá de excêntricas. Tudo acontece com muita leveza, riso e inspiração, garantindo que a magia do universo circense seja sentida e rememorada.
FICHA TÉCNICA
Direção: João Lima
Roteiro e Concepção: Grupo Viapalco
Produção: Ive Alencar
Programação Visual, Cenário e Figurino: Agamenon de Abreu
Modelagem e Costura: Angélica Paixão
Maquiagem: Nayara Homem
Direção Musical e Trilha Sonora: Peu Meurray e Viapalco
Atuação: Ive Alencar / Palhaça Vareta
Agamenon de Abreu / Palhaço Resumo
Fábio Neves / Palhaço Morotó
Nayara Homem / Palhaça Taquara
Andrea Rabelo / Palhaça Pelúcia






