O GRUPO

O Viapalco é um grupo de teatro que iniciou suas atividades no ano de 1998 como uma atividade de extensão da UNEB – Universidade Estadual da Bahia, se profissionalizou no de 2000 e desde então, dirigido por João Lima, vem contribuindo significativamente para a diversidade e qualidade da cena teatral baiana. A prova disso são os prêmios conquistados pelo grupo ao longo desses 15 anos. 

 

Desenvolver um trabalho de exploração e pesquisa de diversas técnicas e linguagens teatrais sempre foi a tônica do grupo desde a sua fundação, bem como a criação coletiva dos textos encenados.

Em conseqüência desse processo de trabalho, vários espetáculos foram criados. Dentre eles quatro permanecem no repertório do grupo: Meu Quintal, O Nariz do Poeta, Dia de Circo e O Circo de Um Só.

Como recompensa pela sua trajetória,  o Viapalco conquistou o conhecimento e a credibilidade junto ao mercado teatral Baiano e a oportunidade de participar de diversos projetos, eventos, mostras e festivais.

 

Além disso, conquistou o “Prêmio Brasken de Teatro – 2005”, na categoria Melhor Espetáculo Adulto pelo Júri Popular, com o espetáculo O Nariz do Poeta, e indicação para melhor infanto-juvenil em 2008 com espetáculo Dia de Circo. Em 2009 o espetáculo O Nariz do Poeta foi indicado para melhor espetáculo, melhor direção e melhor atriz coadjuvante no FIT.