O NARIZ DO POETA 
 

RELEASE:

O NARIZ DO POETA narra a história de um personagem morador de rua que, ao ler uma poesia em um livro achado no lixo, tem sua percepção das coisas ampliada, e ele passa a ver o mundo por outra ótica, seus valores se transformam e sua forma de encarar a vida muda completamente. Fascinado com esse poder da poesia, decide compartilhá-lo e monta uma espécie de biblioteca em um espaço público, onde passa a receitar poemas, como se fossem remédios, e indicar livros sob medida para cada pessoa que passa por ele. É uma mistura de cenas autorais de palhaço com poemas de vários autores consagrados da literatura brasileira como Castro Alves, Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, dentre outros.

O NARIZ DO POETA nos convida a ver e viver o mundo através dos olhos sensíveis dos poetas e da simplicidade cativante dos palhaços.

 

HISTÓRICO:

Após dois anos de vasta pesquisa e exploração da técnica de palhaçaria, o Viapalco estreou “O Nariz do Poeta” em 2005 no Espaço Xisto Bahia. Este espetáculo proporciona um encontro do público com poemas de vários autores consagrados da literatura brasileira (Castro Alves, Olavo Bilac, Gregório de Matos, Augusto dos Anjos, Casemiro de Abreu, Cruz e Souza, Álvares de Azevedo), através da querida figura do palhaço.

Este espetáculo traz à reflexão sobre o poder que há na poesia de despertar os nossos sentidos para uma nova percepção da realidade, expandindo os horizontes e gerando novos olhares sobre o cotidiano.

 

Desde a estreia, O Nariz do Poeta é selecionado e convidado para participar de vários projetos, eventos e mostras, a exemplo do “Circuito Cultural Banco do Brasil”/2005, “Lá vem a Cooperativa”/2005 e 2006, da Cooperativa Baiana de Teatro; “Palco Sobre Rodas”/2005 e 2006; “Projeto Caminhos da arte”/2006, da Secretaria Municipal de Educação de Salvador; “Circuladô Cultural”/2006, da Fundação Cultural do Estado da Bahia; “Festival de Lençóis”/2006; “Festival Nacional de Teatro”/2007; “Edital Jurema Penna”/2008, da Fundação Cultural do Estado da Bahia.